sábado, 19 de fevereiro de 2011

“Um coração completamente protegido”

 Texto: Gênesis 45.4-8; 50.19-21
Introdução
Os problemas cardíacos são cada vez mais frequentes e um dos fatores responsáveis por um número de mortes significativo. Exames laboratoriais de sangue fazem parte da rotina de milhares de pessoas para acompanhamento e prevenção nas doenças cardíacas...
Por outro lado temos as doenças emocionais como ansiedade, sindrome do pânico, sintomas depressivos, depressão, que atingem um número crescente de pessoas em todo o mundo.
Mudando um pouco mais o foco temos a questão de segurança, roubos, assaltos, assassinatos,.
E o que dizer da segurança em termos de emprego, salário, estabilidade, num mundo onde a competitividade chega a ser desleal e mesmo desumana. Tudo isto e tantas coisas mais formam o quadro do mundo em que vivemos e a realidade de muitos de nós.
Mas quais são as características de uma vida boa de ser vivida! Uma vida por assim dizer, decente, livre de preocupações, de instabilidades, confortável, financeiramente estável, em fim, que vale a pena viver? Somando as duas coisas o que temos é que a maioria de nós nunca viverá tal vida, para muitos de nós o tempo de construção já passou, o que temos é o que temos e então, como vai ser?
O que temos a fazer é buscar uma vida que seja boa mas dentro dos moldes que já estão traçados. O que podemos fazer é investir nos nossos filhos para que tenham vidas melhores do que as nossas, mas nem isto temos qualquer controle.
Mais uma pergunta ainda: E Deus? O que realmente é essa “coisa” igreja, salvação, céu, Jesus, Bíblia, etc? O que vemos é um grupo grande de pessoas que participam de todas estas coisas e vivem vidas semelhantes as descritas acima, algumas vezes um tanto melhor... outras vezes...
Ainda coisa pior não é de Deus para nós... A coisa complicada é dos crentes para com Deus, onde se vive durante a semana uma vida exatamente igual a dos incrédulos, com um linguajar diferente e com atividades religiosas acrescentadas, chamando isto de cristianismo.
É o mundo ditando as filosofias e estilos de vida, com apenas algum diferencial: ser crente. Será que é isto que Deus tinha em mente e escreveu na Bíblia? Nas minhas leituras de férias, logo nos primeiros dias eu me deparei mais uma vez com a vida de José. É impressionante a vida daquele homem. Ele é diferente de Abraão, de Noé, e de tantos outros. Todos tinham uma missão declarada logo no início da sua biografia.
Não foi assim com José. José foi durante a maior parte da sua vida um homem comum, como eu e você, sofrendo muitos dissabores que a vida pode trazer, mas era mantido por algo também diferente; um poder interior, determinado, que só é revelado no final da sua biografia...
Estamos no início de mais uma ano; e eu quero durante este ano enfatizar esta vida com este diferencial. Uma vida comum para pessoas comuns, mas com o potencial de sermos usados por Deus para provisão da vida de milhares de pessoas. Aquilo que está acontecendo no Rio Comprido, ser uma realidade em vários outros lugares...
Podemos resumir a vida de José com uma frase: “Uma vida comum com suas características. Um dia, tudo começa a ficar complicado, mas Deus tinha um plano que o incluia; salvar aqueles que o maltrataram e isto só foi possível porque ele tinha um coração protegido!” Vejamos por partes:
I-                   UMA VIDA COMUM COM SUAS CARACTERÍSTICAS
1.      O relato começa quando José tinha 17 anos (37.2).
2.      Mostra como sua vida era comum em vários aspectos, inclusive o de ser um dos caçulas de 13!
3.      Era preferido do seu Pai e consequentemente hostilizado pelos seus irmãos (37.4)
II-                UM DIA, TUDO COMEÇA A FICAR COMPLICADO
1.      37.12-18.
2.      A idéia original era MATÁ-LO (37.20).
3.      Mas o irmão mais velho não compactuava com os demais...
4.      Então o venderam porque ainda teriam a vantagem financeira!!
5.      Mentiram para seu Pai e esconderam isto por mais de 10 anos! Mesmo sabendo que seu pai sofreria e poderia até morrer de desgosto.
6.       A reação de irmãos revoltados...
7.      Tudo que José fazia era se saia bem, era bem sucedido (Salmo 1).
8.      Na casa de Potifar não seria diferente, mas foi caluniado e condenado a prisão (39.13-20).
9.      Esquecido pelos seus colegas de prisão (40.1-13).
10.  Momentos de fraqueza (40.14). Mas não era o tempo do Senhor!!
11.  Notem que o tempo aqui era o resta da sua adolescencia e toda a sua juventude e início de vida adulta. Quase o mesmo tempo que ele tinha de vida.
III-             MAS DEUS TINHA UM PLANO QUE O INCLUIA
1.      Gênesis 41.1-14ª.
2.      41.37-45
3.      José tinha 30 anos quando se apresentou diante de Faraó (41.46)
IV-             SALVAR AQUELES QUE O MALTRATARAM
1.      Gênesis 50.19-21
V-                ISSO FOI POSSÍVEL PORQUE ELE TINHA UM CORAÇÃO PROTEGIDO
1.      Gênesis 45.4-8
2.      Gênesis 50.19-21
Conclusão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário