quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Lições em 1 Pedro

Aqui estou de volta, perdoem pelo longo tempo de silêncio. Achei que poderia contribuir com o reino disponibilizando algumas aulas da Escola Bíblica Domincal em 1 Pedro. Serão lições a partir do capítulo 3, porque nas minhas férias os demais pastores da I.B. Maranata lecionaram os capítulos 1 e 2.
No capítulo 3 Pedro inicia uma sessão com instruções sobre a conduta do crente nos seus relacionamentos familiares, esposa e marido. O primeiro destaque aqui é a palavra “igualmente”, onde muitos (incluindo nossas Bíblias comentadas) tem associado com o capítulo 2.13 e 18. Porém o contexto imediatamente anterior é a porção de 2.22 a 24 que narra a conduta de Jesus durante sua vida e ministério aqui na terra. Todos devemos viver igualmente Cristo viveu, sendo ele nosso supremo exemplo.
A surpresa hoje é que não vou destacar o assunto da submissão da esposa! O ponto a destacar é outra palavra que aparece no verso 1, e esta é “procedimento”. A mulher ganha o seu marido pelo seu procedimento, sem palavra alguma! Que fantástico!
Este artigo é na verdade a aula na EBD no domingo 13/02/2011 onde destaquei que Pedro está enfocando aqui o centro da vida cristã; uma vida que não é abstrata e sim concreta com seus aspectos e características baseados nas Escrituras. A vida cristã não é também uma vida que alguém possa viver por conceitos próprios ou preferenciais; ela é toda definida pela Palavra Vida de Deus. Vamos acompanhar o raciocínio.
Relembrar a premissa básica de Pedro: SOFRIMENTO – CAUSAS POSSÍVEIS – 4.14-19. Podemos estar sofrendo como provação ou como resultado dos nossos próprios pecados. É muito importante sabermos a origem do nosso sofrimento. Isso não implica em dizer que se sofremos como resultado dos nossos pecados, Deus não nos assistirá. Implica em dizer sim, que o tratamento de Deus será diferente para cada um dos dois casos. Então o ponto é que sofreremos.
Exercício: Pense na sua condição atual: SOFRIMENTO – SE HÁ PESSOAS ENVOLVIDAS... SOLUÇÃO? A coisa mais comum quando estamos sofrendo é procurarmos os responsáveis pelo nosso sofrimento. Pessoas e circunstâncias normalmente serão os nossos álibes e nos concentraremos neles buscando explicações e razões que justifiquem o que estamos passando. Obviamente quem assim vive (a maioria de nós), vai se afundando lentamente como que num terreno de areia movediça. Então Pedro nos ajuda a entender e o segredo todo está neste termo “procedimento”.
A carta toda está alicerçada em: PRINCÍPIOS, PROMESSAS, PRÁTICAS, PREMISSA. O SOFRIMENTO É INEVITÁVEL! Duas premissas básicas: Suas causas e o meu procedimento durante ele – me levam aos princípios que determinam as minhas práticas; as promessas me encorajam; mas a vida santa de Jesus se torna a minha referência.
A ênfase para este ano de 2011 é:  A PRÁTICA DA VIDA PIEDOSA, FIRMADOS NAS PROFECIAS DA SUA VOLTA!
Logo nos primeiros versos da carta o Apóstolo Pedro destaca O ALVO DE DEUS PARA OS SEUS FILHOS, A SANTIDADE! Vejam: 1 Pedro 1.15 – “Sede santos porque eu sou Santo”; 1 Pedro 3.15 – “Antes santificai a Cristo como Senhor em vosso coração estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir a razão da esperança que há em vós,”; 1 Pedro 2.21 – “Porquanto para isto mesmo fostes chamados...”; 1 Pedro 1.3-9 – “no presente tempo sejais contristados por várias provações...”. A santidade, onde o processo do sofrimento é o expediente divino. Em nenhum lugar das Escrituras vemos qualquer promessa de que o Deus quer o nosso bem estar, felicidade, ao contrário encontramos que o seu alvo é a nossa semelhança a Cristo, tema que a Igreja já não realça ou destaca.
Então chegamos no nosso ponto de destaque: A IMPORTÂNCIA DO PROCEDIMENTO – 1 Pedro 3.1. Podemos aplicar nesta como em qualquer outra passagem o raciocínio de Pedro: O Princípio – A SUBMISSÃO; A prática – SEU PROCEDIMENTO... A promessa – sejam GANHOS sem palavra. Toda situação (premissa) tem um princípio envolvido, que requer um procedimento (prática) pré determinado na Palavra com uma promessa que me encoraja e que pode ser visto na vida de Jesus, e ainda que me leva a alcançar seu alvo para mim, a santificação! Paulo fala do mesmo assunto em termos de conceito quando resume o processo de salvação para os efésios – Efésios 2.8-10 – “As boas obras que preparou de antemão para que andássemos nelas.”
Nesta altura convém ressaltar A DINÂMICA DA VIDA CRISTÃ. Isto porque muitos crentes vivem no engano nestes dias onde a ênfase tem sido na prosperidade e na suposta ausência das enfermidades; de que o plano de Deus para nós os seus filhos seja de uma vida de completo GOZO aqui nesta terra. Ao contrário disto tudo o que encontramos nas páginas da Bíblia, tendo como exemplo esta carta de Pedro, é esta dinâmica de vida. Acompanhe!
Exclusivamente pela GRAÇA, Deus se revela a mim, abrindo meu entendimento – me sela com seu Santo Espírito – me dá a sua Palavra infalível. Conheço o seu Plano que me inclui, onde se próprio Filho foi morto em meu lugar para possibilitar tudo isto – sou salvo – livre da ira e do castigo eterno. Inicio um processo de Santificação – a luta contra a minha velha natureza – pelos princípios da Palavra e pelo exemplo do Supremo modelo e de outros que viveram antes de mim.
As situações são então OPORTUNIDADES preparadas pelo Pai, especialmente para mim, que ao andar por elas eu vivo o plano (Filipenses 1.6) que se consumará na sua segunda vinda! Portanto, precisamos mudar nossas mentes quando ao real valor do SOFRIMENTO, mesmo que as pessoas que nos cercam e estão envolvidas no processo estejam erradas ou tenham coisas a reparar também. Eu vou dar conta do MEU processo e não o de OUTROS, mesmo das pessoas mais próximas como o CONJUGE ou mesmo os FILHOS!
Finalmente posso entender então o que realmente significa ROMANOS 8.28.
A primeira carta de Pedro produzirá UMA MUDANÇA DRÁSTICA NA MINHA VIDA. Mesmo as doenças emocionais, têm um propósito pré estabelecido diante de Deus. É necessário uma visão correta da vida, onde descobriremos que fomos treinados para fugir do sofrimento; é uma vida sob a influência de Platão. Criamos nossos filhos debaixo desta premissa de bem estar e quando eles passam por situações de sofrimento, buscamos minimizar ao máximo. Estamos impedindo seu amadurecimento!
Deus não perde um caso! As pessoas viverão o resultado das suas escolhas de viverem debaixo dos pricnípios de DEUS ou os do MUNDO! “Por isso importa que através de muito sofrimento alcancemos a glória...” era a convicção de Paulo na sua caminhada. Na grande passagem de Romanos 8 sobre a segurança da salvação, Paulo destaca: “Os sofrimentos do tempo presente não são para comparar com a glória a ser revelada...” (8.18).
Talvez você esteja lendo este artigo e esteja em meio a momentos turbulentos de sofrimento. Lembre-se portanto: a origem é fundamental, para se saber do processo, onde o PROCEDIMENTO é o fator determinante. Esse procedimento não é aleatório, é pré determinado nas Escrituras e precisa ser vivido. O sofrimento é inevitável, porque buscamos viver a vida de Jesus num mundo com conceitos totalmente contrários. Soframos por Jesus e não pelas nossas tendências!

Nenhum comentário:

Postar um comentário