segunda-feira, 22 de novembro de 2010

O Poder da Família

Hoje eu peguei um pedaço de uma entrevista com um psiquiatra sobre as possíveis soluções para esta epidemia de consumo de drogas e violência entre os adolescente e jovens do nosso pais. Surpreendentemente a resposta do entrevistado foi que as famílias precisam gastar um tempo semanal em refeições juntos para discutirem e se atualizarem com a vida dos filhos para poderem detectar seus possíveis envolvimentos ou tendências para quaisquer destes caminhos de desastre.
A solução está na família afirmava ele. A apresentadora concordava e dava dicas para as famílias de como prover estes encontros familiares com o fim terapeutico e como antídoto contra esse mal que assola a humanidade dos nossos dias.
Então eu comecei nos inúmeros casos entre os crentes de filhos nas mesmas condições. A família e seu valor é um princípio básico que encontramos nas Escrituras, sendo a primeira instituição de Deus da qual depende todo o plano. Tudo está alicerçado na família!
Mas o mais triste é ver que o mundo parece estar caminhando na nossa direção ao mesmo tempo em que a igreja está caminhando em direção ao mundo. Por que os crentes têm sofrido os mesmos dissabores que o mundo sofre? Por que tudo parece tão igual? Onde está a direfernça por pertencermos a Deus?
A resposta apavorante é que a igreja está perdendo a sua noção de família. Os crentes têm sido influenciados pelos valores do mundo de consumo e conforto; melhores condições de vida, mais posses e para isto, pais passam mais tempo fora de casa em busca dos recursos para fazer frente a esta filosofia de vida, que não está baseada na Palavra de Deus e sim no sistema do mundo que é governado por satanás e suas hostes.
Onde o entrevistado estava certo? Estava correto de que a solução está na família e não no sistema ou nos profissionais como psicólogos ou psiquiatras ou mesmo os pedagogos. Mas infelizmeste estava errado quanto a idade dos filhos "adolescentes e jovens". Adolescência é colheita de todo uma vida de distanciamento quando eles são pequenos, num falso conceito de que a criança não é afetada por este afastamento dos pais.
A solução não está em "refeições" juntos e sim numa disciplina adequada desde os primeiros anos para se estabelecer autoridade (não autoritarismo) e responsabilidade. As refeições fazem parte de um processo muito maior e mais abrangente como podemos notar na cultura do povo de Deus descrita no Velho Testamento; refeições longas, juntos, mas como parte de um relacionamento estreito, de ensino, repreensão, correção e educação na justica.
Estamos na era da tercerização! E pior, os pais estão tercerizando os filhos para serem criados por empregadas, avós e outros enquanto ambos, pai e mãe, estão preocupados com dinheiro, carreira, posições, status etc. Como resultado inevitável, os filhos estão se perdendo, buscando quem lhes de atenção e os valorize e eles encontram isto ilusoriamente na comunidade das drogas e do prazer!
Por isso aproveito mais uma vez para fazer um apelo: Irmãos voltemos para a Escritura para que ela seja a nossa única autoridade e viremos as costas para o mundo com suas ilusões e descrenças. "Herança do Senhor são os filhos, o fruto do ventre o seu galardão..." Pais olhem para os seus filhos como esta herança do Senhor, eduque, invista tempo na sua formação para que eles sejam bênçãos no reino de Deus. Façamos diferença no mundo. Criamos em Deus!
E que Deus nos ilumine com sua graça!

5 comentários:

  1. A teoria é muito interessante mas na prática parece que funciona com os outros mas que com a gente não vai funcionar, parece que no final do mês vai faltar... Minha vinda aqui é pra dizer "vale a pena" servir e seguir ao Senhor Jesus no que diz respeito aos nossos filhos, com respeito ao nosso papel como mãe. Pareceu assustador abrir mão de carreira, salário e o conforto e qualidade de vida que isso poderia proporcionar pra nossa família mas ver nossas filhas crescendo debaixo da graça de Deus é fantástico! E garanto, Deus supre todas as nossas necessidades...é assombroso o modo como Ele trabalha e nos supre das maneiras mais miraculosas (e nos dando um padrão de vida que talvez não tívéssemos se estivéssemos correndo atrás)! Mães, invistam seu tempo nos seus filhos! Pais, com fé, proporcionem isso às suas esposas e filhos! Deus nos abençõe!

    ResponderExcluir
  2. p/ quem trabalhar c/jovens e adolecescentes nos dia de hj vc vê nítimamente como eles tem levado uma vida s/nenhum valor moral, puro e muito longe do q. agrada a Deus, um retrato ainda mais pior são suas ref. familiares, o q. leva a um ciclo ainda maior...uma solução? A fé e esperança no Senhor Jesus. Peço a graça e misericórdia de Deus para q. possamos fazer esta diferença...Sal e Luz!
    Temo pelas provações em nossa família...minha segurança está...Salmo 9:10"Em ti confiam os que conhecem o teu nome; porque tu, Senhor, não abandonas aqueles que te buscam."

    ResponderExcluir
  3. Que desafio criar os nossos filhos segundo as Escrituras! Mas tenho a plena certeza de que com a Graça do nosso Senhor isso é possível. Deus possa nos guiar nesta tarefa de fortalecermos nossas famílias!

    ResponderExcluir
  4. Hoje vejo a importância de estar dia a dia com os meus filhos em tempo integral...Acordar com eles , estar durante o dia com eles...Hoje conheço os amigos de meu filho, hoje sei o que eles fazem durante o dia ...e agradeço a Deus pelo seu cuidado comigo e por me capacitar a cada dia em cumprir sua vontade de esposa, mãe e serva do Senhor!!!! Obrigada Pastor por sempre me mostrar "na palavra" o caminho que devo andar!!!!É muito bom fazer a vontade de Meu Pai, melhor ainda é saber que Deus derrama sua graça sobre nós e nos capacita ....Fabiana Romancini

    ResponderExcluir
  5. A família é um investimento para a eternidade.

    http://umanovavidaemjesus.blogspot.com/2010/06/um-quadro-horrorizante-da-familia-na.html

    ResponderExcluir