sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Pastor e Ovelha!!

Ainda como um estreante nesta era do Blog, eu tenho me sentido muito amado e encorajado, o que me levou a escrever esta mensagem "Pastor e Ovelha".
Eu gostaria de poder transmitir em palavras aos meus colegas Pastores a alegria e a relaização que tenho tido no ministério da Palavra já por mais de 30 anos. Isto não quer dizer um ministério sem problemas, tristezas, momentos difíceis e até a vontade de chutar tudo pro alto. Mas sim dizer que sei o que estava no coração de Deus quando ele pensou em "Pastor e Ovelha". É um sentimento, mais ainda um estado que não tem adjetivos que o possam qualificar.
Então aqui vão algumas palavras para os Pastores e para as Ovelhas com o objetivo de que desfrutem deste plano maravilhoso e perfeito criado pelo nosso bondoso Deus. Para as ovelhas, um desafio para que analisem seu estado de "Ovelha" e verem se têm vivido tudo aquilo que foi planejado. É bom, muito bom ser ovelha.
Ser ovelha é uma posição de honra aos olhos de Deus. A ovelha aparece logo nas primeiras páginas do livro de Gênesis, quando Deus fez roupas de pele e com elas vestiu Adão e sua mulher (3.21). Embora a ovelha não apareça aqui nominalmente, sabemos que mais do que vestir o corpo do homem e da mulher, Deus lhes cobriu o pecado com o sangue vertido daqueles animais inocentes.
Quem poderia fazer papel tão importante neste plano maravilhoso de resgate? Uma Ovelha! Neste aspecto a ovelha foi o primeiro símbolo escolhido para representar o Messias prometido. "... como cordeiro foi levado ao matadouro; e como ovelha, muda perante os seus tosquiadores, ele não abriu a sua boca." Isaias 53.7.
Se lhe dessem a oportunidade de escolher que animal você gostaria de ser, qual você escolheria? Um leão talvez, pela sua sua imponência e força, e por ser ele o rei? Embora Jesus seja o Leão da tribo de Judá, o seu real poder foi demonstrado quando ele foi sacrificado como "Ovelha". Quem pode entender os decretos do Senhor!!
A ovelha é dócil, dependente, insegura, contudo é um animal que desenvolve um relacionamento com o seu pastor. Veja só, o cachorro é o melhor amigo do homem, diz o ditado, mas de qualquer homem! Ele conhece o seu dono, mas pode facilmente se apegar a outro dono, basta que este o seduza e cuide dele! A ovelha, só conhece a voz do seu pastor!
O Senhor Jesus em João 10, narra de forma linda e gloriosa esse relacionamento: "Aquele, porém, que entra pela porta, esse é o pastor das ovelhas. Para este o porteiro abre, as ovelhas ouvem a sua voz, ele chama pelos nomes as suas próprias ovelhas, e as conduz para fora." (10.2,3). Observem aqui que num mesmo aprisco há ovelhas de vários pastores, mas somente aquelas que lhe pertecem identificam a sua voz e são conduzidas  para fora! Isto caracteriza você?
Pastor, creio que não haja texto mais significativo do que o Salmo 23, o Salmo do Pastor, para descrever esse homem no seu relacionamento com "suas" ovelhas. "Deitar-me faz em pastos verdejantes, conduz-me as águas tranquilas, refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça..." você é pastor se cumprir com este papel. A palavra "Pastor" é literalmente "aquele que alimenta". As águas que saciam a sede da ovelha precisam ser "tranquilas" se não elas não bebem por puro medo e insegurança!
Estou me valendo deste espaço para dizer: Que função abençoada este que Deus me agraciou! Um dia ele me chamou e me disse: "você vai ser um pastor para as minhas ovelhas". Eu não tinha nem idéia! E posso dizer para o meu Senhor: "Obrigado meu Senhor por me achar 'digno' de pastorear as tuas ovelhas; me concede sempre a graça de poder entendê-las e identificar suas necessidades e alimentá-las com o alimento puro da tua Palavra."
Obrigado pelo carinho das "minhas" ovelhas ao me incentivarem a usar este meio, mesmo sabendo da minha inaptidão para este instrumento. Mas uma coisa posso dizer para vocês "vira pasto verdejante" e "águas tranquilas" desta fonte também, para a glória do nosso supremo Pastor!
Amém.

9 comentários:

  1. Tb nao sou blogueira, mas não poderia deixar de postar um comentário....
    Pra mim é muito especial ser sua ovelha, agradeço a Deus por ter me dado um pastor como vc, que ama o ministerio q Deus te deu, e q cuida das suas ovelhas...um verdadeiro Pastor!!
    Pam

    ResponderExcluir
  2. Uma benção ler suas palavras. Ter um pastor como vc é um privilégio. Nos leva para campos verdejantes atravése dos seus ensinos.

    ResponderExcluir
  3. Ahhh...como nós ovelhas carecemos dessa voz que nos chama, que nos puxa p/perto, mas muitas vezes queremos passear e vamos p/longe...aí presa fácil e entramos em desespero...Béé...Béé...e ele vai nos buscar, o seu amor em seus ensinos nos aproxima da Glória do Senhor. Louvado Seja Deus pela preciosa palavra que Ele permite o meu pastor trazer a nós suas ovelhas. A suave melodia dos violinos ouço o hino "Ama O Pastor suas ovelhas"♩♫♭♪
    Andréia

    ResponderExcluir
  4. Confesso q era uma ovelha meio surda antes de te conhecer rsrs, mas agora tenho experimentada pastos verdejantes e águas tranqüilas porque meus ouvidos estão atentos ao que o meu pastor fala, faz e me ensina e isso é pura Graça e Misericórdia de Deus na minha vida.
    Que Deus o abençoe muito e sempre.

    ResponderExcluir
  5. Obrigado pela reflexão. Glória a Deus por seu ministério pastoral, sempre debaixo do Supremo Pastor, Jesus Cristo!
    Pr. Edison, tem sido uma bênção de Deus estar na Maranata e caminhar com você. Deus abençoe ricamente...
    Abração,
    Sacha

    ResponderExcluir
  6. Sou sua ovelha já tem 23 anos, e,louvo a Deus por isso. Que o Senhor continue firmando seu passos nessa trajetória, querido Pr. e da minha parte que eu possa ser uma ovelha submissa aos seus ensinos...em nome Jesus...amém!!!Rose

    ResponderExcluir
  7. QUERIA SER SUA OVELHA....PELO POUCO QUE CONHEÇO DO SR.JÁ É O SUFICIENTE PARA RECONHECER O SEU TRABALHO E RECONHECER COMO DEUS TEM TE ABENÇOADO NESSE MINISTÉRIO.QUE ELE POSSA TE ABENÇOAR CADA VEZ MAIS.

    ResponderExcluir
  8. Já tem 22 anos que sou sua ovelha e reconheço o quanto o Senhor tem me guiado através do teu ensino pastor.Obrigado por sua perseverança em nos guiar na Palavra, e quanto a mim que eu possa ser uma ovelha submissa aos teus ensinos. Que Deus o abençoe e sustente nessa caminhada.Abraço!!! Rose

    ResponderExcluir
  9. Este é meu Pastor!!!! Sempre que tenho oportunidade não deixo de falar a sua importância na minha vida...em decisões dificeis e importantes...Para muitos a decisão que tomei de sair do meu serviço, foi que eu obedeci o que o meu Pastor disse ...mas como é bom obedecer ao meu Pastor quando ele direciona o que está na palavra, e este Pastor é você Edison,.Pois meus irmãos...não tem erro!!!Hoje depois de +/- 02 anos em casa ...eu digo...é muito bom obedecer "Meu Deus" na sua vontade e ouvir o meu Pastor me direcionando por onde devo andar...e este lugar, por onde Ele ensina a andar é alto, mais alto que minhas dificuldade pois Deus me capacita, mais alto que meus medos pois Deus me dá a mão, mais alto que qualquer obstáculo...Feliz ...estou muito feliz com o que Deus tem preparado para mim a cada dia...Vale a pena!!!! Confie.....

    ResponderExcluir