quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Essa Coisa do Divórcio!

Se alguém está na chuva, com certeza quer ou tem que se molhar!!!
Pois bem, esse é o meu caso. Já prá começar vou abordar um assunto daqueles! O divórcio. É curioso como tenho sido abordado com essa questão; qual a sua posição sobre o divórcio? A minha reação muitas vezes é: essa pergunta é prá me queimar!
Mas por outro lado não posso fugir deste "destino". Então minha resposta bem direta é: A melhor resposta para o divórcio é não haver divórcio! O divórcio pode ser comparado a um caminho escuro dentro de um túnel, com muitas saidas onde todas elas levarão a um tipo de precipício.
A primeira postura que alguém deve adotar num assunto como este é COERÊNCIA. isto digo, porque muitos colegas querem defender uma posição "conservadora" de serem terminantemente contra o divórcio mas têm nas suas comunidades muitos deles!
O outro extremo é não fazer qualquer caso deixando a critério de cada casal a decisão se permanecerão casados ou vão partir para a solução rápida (do tipo - fast food) do divórcio. O Senhor Jesus Cristo quando abordado sobre o assunto em Mateus 19, nos deixou uma mensagem clara: (1) Deus estabeleceu o casamento! (2) O divórcio é resultado da dureza do coração do homem. (3) O divórcio não faz parte do plano original no jardim!
Portanto, a suma é: "Pode, mas não deve." Mesmo em caso de adultério!
Precisamos também tratar o assunto abordando um mito no ambiente do divórcio, que é o da "tal parte inocente e a parte culpada." Chamo de mito, porque é comum se abordar o assunto deste prisma e isto é inaceitável diante das Escrituras.
Não há parte inocente num divórcio! Ninguém acorda num belo dia e decide "adulterar" e por fim no seu casamento. Via de regra o adultério, que nunca justifica, é resultado de um casamento que já se deteriorou no seu relacionamento físico e culminará com a infidelidade, normalmente do homem tendo em vista sua constituição e perfil sexual diferente da mulher.
Um casamento não pode subsistir sem um relacionamento sexual saudável e regular, prazeroso e satisfatório, não egoísta, alías, diga-se de passagem que 1 Coríntios 7 traz um princípio pouco observado pelos cônjuges que é o de não privar o outro do corpo que lhe pertence!
Divórcio é a solução buscada por todo aquele que não quer se humilhar na presença do Senhor e buscar Dele a solução que já está descrita nas Escrituras.
Meditem nisto antes de haver a preocupação de como lidar com os "casos" de divórcio para os quais darei uma atenção futura.
Em Cristo
Pr Edison

5 comentários:

  1. Como se fosse uma lei, ou seja os 10 mandamentos, como devo viver em ordem "o casamento original"?

    ResponderExcluir
  2. Eu tbém não entendo da alta tecnologia,mas vamos ver no que vai dar,rs rs !Adorei a msg sobre o divorcio,abrçs!!

    ResponderExcluir
  3. Querido Pr
    Como sempre , o senhor é muito claro e direto!!E isso para mim é muito saudável , me coloca em uma linha de pensamento tb direta e sem rodeios...
    Qto ao assunto...snif snif...tarde demais para esse ser aqui...Arrependo-me ...
    Mas como ELE é perfeito e misericordioso , me perdoou e me cuida para que eu seja uma testemunha do Espírito de DEUS em mim...
    "Deus querido obrigada por sua grande bondade e amor por nós , peço-lhe humildemente , cuide de nossa igreja para que possamos levar sua palavra para muitos.Por Jesus eu peço e agradeço."
    Amém

    ResponderExcluir
  4. Pastor, eu tenho visto em minha vida que quando as tempestades vêm, e elas têm vindo em minha trajetória de vida, eu teria sucumbido não fosse a minha Rocha ser Jesus. Se ele não tivesse firmado meus pés minha casa teria caído. Se não fosse a estrutura que Ele deixou: igreja eu não teria chegado até aqui. Não sabaria o que fazer sem a Palavra, sem um pastor, sem irmãos amados que até hj dão suporte pra mim e pra meus filhos.Eu sei que virão palavras de refrigério da parte de Deus através do irmão porque é delas que eu tenho me alimentado todos esses anos.Conte sempre com minhas orações e que Deus lhe abençoe e unja pra aprregoar a Sua preciosa Palavra e tocar em muitos corações despedaçados e os restaurar com tem feito com o meu. Um forte abraço. Maria do Carmo

    ResponderExcluir